
Simpósio Nacional sobre Espacialidades e temporalidades de patrimônios e festas
9 a 11 de junho de 2025
Imersão na Festa do Barco de Fogo em Estância /SE
A produção de Barco-de-fogo é uma atividade tradicional que singulariza o município de Estância, Sergipe. Consiste em um pequeno barco de madeira e papelão enfeitado com criatividade e recheado de tabocas com pólvora que atado a um longo varal se desloca pela combustão da pólvora encerrando um espetáculo de cores e sons únicos em poucos segundos de percurso. Nesta prática os produtores desse artefato imprimem um conjunto de materialidades e significados que vivificam as ruas do município durante os festejos juninos. Nessa manifestação se expressam as territorialidades dos produtores de Barco-de-fogo do bairro Porto D’Areia considerando suas práticas e as projeções futuras deste saber-fazer, pois sua produção teve origem nesse bairro. A delimitação territorial dos produtores desvela uma história que legitima a relação entre produtores e comunidade, demonstrando que o Barco-de-fogo é tomado como símbolo cultural e identitário do município de Estância e de Sergipe. Pelo saber e pela "ciência" do Barco-de-fogo, seus produtores significam o presente e as expectativas para com o futuro da tradição (Luan Ramos, 2018).
A imersão nessa festa tradicional reconhecida como patrimônio de Sergipe permitirá conhecer um pouco das atividades e das ocupações dos sujeitos produtores de Barco-de-fogo; presenciar as materialidades e apreender os significados e o grau de importância econômica, social e cultural dessa produção em múltiplas escalas.
Programação
9h00 - Percurso etnogeográfico nos rastros do Barco de Fogo 1: Espacialidades e temporalidades do saber fazer o barco de fogo no Quilombo Porto de Areia
12h00 - Almoço.
14h00 - Percurso etnogeográfico nos rastros do Barco de Fogo 2: Espacialidades e simbolismos do saber festar o Barco de Fogo no sítio de Estância.
19h00 – Cortejo Cultural do Barco de Fogo
Local: Bairro Porto D’Areia em destino ao Arraiá Chico Surdo (Forródromo de Estância)
20h00 - Apresentação dos Barcos de Fogo e Espadas
21h00 - Shows com artistas locais e regionais
Local: Arraiá Chico Surdo- Forródromo
Para inscrição no trabalho de campo, os participantes deverão preencher, até o dia 21/05/2025, o formulário no link AQUI.
O horário de saída do campus da UFS será 8h00 e o retorno, às 17h30. No entanto, os participantes que desejarem fazer o deslocamento para Estância no ônibus da universidade, também têm a possibilidade de permanecerem para acompanhar toda a programação e retornarem em outros tipos de condução (Uber, Ônibus da viação São Luiz, e outros), sem ônus para a comissão organizadora do evento.